terça-feira, 27 de abril de 2010

Reprograme sua vida! (PNL - Programação Neurolinguística)

::Sue Knight::



Certo dia, um viajante andava por uma estrada, no caminho de uma vila para outra.
Ao caminhar, observou um monge trabalhando na lavoura ao lado da estrada. O monge deu bom dia ao viajante e este o cumprimentou com a cabeça. Em seguida, o viajante virou-se para o monge e disse:
- Desculpe, mas importa-se se eu lhe fizer uma pergunta?
- Claro que não - respondeu o monge.
- Estou indo da vila nas montanhas para a vila no vale e gostaria de saber se você sabe como é a vila no vale.
— Diga-me — disse o monge. — Qual foi a sua experiência na vila nas montanhas?
— Terrível — respondeu o viajante. — Para ser sincero, estou contente de não estar mais lá. As pessoas não são muito amistosas. Quando cheguei, tive uma recepção muito fria. Nunca consegui me sentir parte da vila, por mais que tentasse. Os habitantes eram muito reservados, não são receptivos a gente de fora. Diga-me, o que posso esperar da vila no vale?
- Sinto dizer-lhe — respondeu o monge — mas acho que sua experiência será bastante semelhante lá. O viajante, desanimado, continuou a jornada.
Momentos depois, outro viajante andava pela mesma estrada e também se dirigiu ao
monge.
- Bom dia - saudou o viajante.
- Bom dia - disse o monge.
- Como vai? - perguntou o viajante.
- Bem - respondeu o monge. - Para onde vai?
- Vou para a vila no vale - respondeu o viajante. - Conhece?
— Conheço — replicou o monge. — Mas antes, diga-me — de onde está vindo?
- Venho da vila nas montanhas.
- E gostou de lá?
- Foi uma experiência maravilhosa. Poderia ter ficado, se pudesse, mas tenho que seguir em frente. Senti-me um membro da família da vila nas montanhas. Os idosos deram me conselhos, as crianças riram e brincaram comigo e as pessoas em geral foram muito agradáveis e generosas. Fiquei triste por ter que ir embora. Terei sempre boas lembranças do lugar. E a vila no vale? - perguntou ele novamente.
- Acho que você vai achar a mesma coisa - respondeu o monge. - Tenha um ótimo dia.
- Bom dia e obrigado - o viajante respondeu, sorriu e seguiu sua jornada.

Reprogramando sua experiência

Depois que você experimenta algo, isso se torna uma lembrança. Quando reage a uma lembrança, você está reagindo à forma como armazena essa lembrança na sua mente. Administrar as distinções no seu pensamento lhe dá capacidade de influenciar e modificar a natureza de suas lembranças, permitindo-lhe armazená-las de modo a resultar no sentimento desejado.

Você pode ter certeza de que já usa as distinções em seus padrões de pensamento dessa forma. Toda vez que modifica sua experiência de algo, é quase certo que você tenha "programado sua forma de pensar nisso. Você pode não ter percebido que era isso que você estava fazendo - mas era!

Muitas pessoas adquirem a habilidade de armazenar lembranças que as levam à depressão, raiva ou outros sentimentos negativos. Por que escolhê-las quando você poderia escolher o prazer e a paz? O mesmo se aplica ao futuro. Por que se preocupar ou se frustrar com algo que ainda não aconteceu quando você poderia se sentir confiante e confortável? Você poderia optar por manter parte da preocupação sob a forma de interesse. Na verdade, você escolhe o estado desejado, em vez de ser escolhido por ele.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Você tem metas?

::Bruno J. Gimenes::



Não temos mais como negar que atraímos para nossa vida aquilo que experimentamos internamente através dos sentimentos e pensamentos, que nos conferem um padrão vibratório. Essa sintonia determina o universo de acontecimentos posteriores. Todas as situações que aproximamos surgem em consequência desse mecanismo.

O acomodado está vibrando na freqüência (estado de espírito) do comodismo, logo irá aproximar para sua experiência de vida, situações que o mantenha sempre no mesmo padrão.

O triste, magoado da mesma forma.

O doente, também... O saudável e rico igualmente.

Ser criador da sua realidade é pensar e sentir. E se você pode pensar e sentir, logo poderá ser responsável pela sua vida e seus rumos. Os sentimentos são o leme, o pensamento é o motor! O que está pensando agora? Como está se sentindo nesse momento? O que está almejando? Quais são seus sonhos? Para onde você está navegando, para qual direção?

Sempre estamos navegando (porque estamos vivos nessa experiência física), mas para qual direção?

Você escolhe...

Sim, sempre é você, sempre somos nós, os eternos responsáveis. Isso é livre-arbítrio, a benção de sermos criadores de nossa realidade.

E se você não tem metas, o que acontece? E se você não sonha mais com nada? Não se permite imaginar nada além do que pode ver na realidade atual?

O que acontece é que você determina a sua sentença: sua estagnação! Quando ocorre, a pessoa começa a morrer por dentro, e o pior: na maioria das vezes ela nem percebe, até que seja tarde demais.
Muitas pessoas nos cursos de formação que ministramos sempre dizem: "Eu não tenho metas, eu não penso nisso, o que Deus me der está bom"...

É muito desconcertante ouvir tais comentários, simplesmente porque Deus entregou em nossas mãos essa capacidade de decidir, assim sendo não podemos devolver a responsabilidade daquilo que ganhamos.

Não ter metas é o mesmo que não querer evoluir. É o mesmo que não querer existir. É suicídio em gotas...

Estamos nos referindo as metas que vem da alma, que trazem alegria de viver pelo simples fato de pensar nelas sendo realizadas. Metas superficiais ou fúteis não sobrevivem ao tempo.

As pessoas não tem metas por terem medo de serem felizes, das mudanças, de terem que agir e não saberem o que encontrar. Outras tem preguiça ou estão viciadas em seus modos de viver estagnados. Tantas outras decidem ter metas muito tarde quando as doenças já as encontraram.

Tenha metas sem medo. Questões pessoais, profissionais, materiais, afetivas, familiares, não importa, escolha o que quiser. Tudo vale desde que as metas estejam sempre alinhadas com o seu coração, o seu propósito maior e a sua identidade.

Não deixe os traumas do passado, as crenças, as histórias tristes drenarem a sua capacidade de sonhar, porque no instante que isso acontece você já começa a abreviar a sua vida. Como sempre, você começa a criar uma realidade mais difícil e dolorida...

Vamos, pense: o que você gostaria de ter ou ser? Onde queria estar?

Como você quer a sua vida de agora em diante?

Seria bom ter bastante saúde não é mesmo?

Seria bom ter saúde, paz e prosperidade não é mesmo?

Seria bom uma conta bancária recheada, uma família feliz, uma vida harmoniosa com o relacionamento amoroso dos seus sonhos, não é mesmo?

Seria bom viajar periodicamente para lindos locais, descansar em um belo hotel a beira mar, relaxar em uma casa de campo, não é mesmo?

Seria bom ter o reconhecimento profissional que você sempre sonhou, não é mesmo?

Seria bom ter seu carro, sua casa, seus bens materiais e liberdade financeira, não é mesmo?

Ah, como seria bom... Ah como é bom... Ah! Eu posso imaginar... Até consigo sentir como se já tivesse conquistado todos esses itens acima...

E você, consegue imaginar isso tudo para sua vida?

Permita-se, é uma experiência transformadora, é a mais perfeita alquimia da alma.

É aqui que muita gente tropeça, porque não conseguem entender o como. Como alguém que ganha salário mínimo pode pensar em ter uma lancha e uma casa na praia se nem dinheiro para o ônibus tem?

Como podem pensar em férias, conta bancária abundante, se nem saúde tem? Como podem pensar em relacionamento perfeito se nem se amam ou se aceitam?

Como? Isso não importa... As leis universais funcionam, queira você ou não, acredite ou não!

Você se torna a essência daquilo que pensa e sente predominantemente. Então o segredo é pensar o maior tempo possível em como gostaria que sua vida fosse. Assim toda a energia de sua vida estará alimentando uma nova realidade de que você decidiu criar.

Não tenha preguiça, faça a sua parte e daqui uma hora você já sentirá os acontecimentos à sua volta mudarem para melhor. E quando você, conseguir sustentar na sua mente, o máximo do tempo de seus dias, as imagens das suas metas se realizando, você mudará a sua vida tão drasticamente que as pessoas ao seu redor irão querer conhecer o segredo do seu sucesso e você terá o imenso prazer em dizer: É simples, tenha metas, acredite nelas, sinta, imagine elas se realizando.

Assim você terá calibrado o seu foco para se tornar um grande realizador, você assumira com maturidade a capacidade que lhe foi dada desde sempre: De ser o criador consciente da sua realidade!

Algumas dicas:

- Pense em pelo menos três sonhos esquecidos da sua vida. Você até pode voltar aos pensamentos que tinha na infância, de desejos que tinha.

- Respire fundo, feche os olhos, relaxe os sentidos. Agora mentalize aquele sonho realizado. Procure imaginar como seria, que sentimento você teria com essa meta realizada.

- O seu maior desafio é conseguir atingir internamente o mesmo nível de satisfação que sentirá o dia que sua meta materializar-se em sua vida.

- Faça esse exercício para esses três sonhos ou metas, sejam da infância, sejam de agora, não importa, sonhar é livre.

- Perceba as visualizações que lhe fizeram sentir-se melhor e memorize-as. Daqui pra frente, sempre reserve um tempo para entrar nessa visualização várias vezes ao dia. O que você está sentindo pela força da visualização logo se tornará realidade em sua vida.

Importante:

Elimine qualquer sentimento de resistência do tipo que não acredita se isso funcionará, que é besteira perder seu tempo ou que está fazendo papel de ridículo com as mentalizações. Perguntamos: O que você quer realmente da sua vida? Achamos que quer ser feliz, próspero, saudável, não é mesmo?

Então tente, é o mínimo que você tem a fazer e não custa nada!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

10 ensinamentos da cabalá que podem mudar a sua vida.



1) Tirando todos os seus bens materiais, seu dinheiro, seu estudo e suas realizações, o que resta é o que você é. Pense nisso hoje. O que você é, em essência?

2) Quando você deseja alguma coisa, o universo lhe ajuda a chegar lá, sem selecionar pensamentos positivos ou negativos. Por isso, cuidado com o que você deseja.

3) Não devemos nos satisfazer com o bem que fazemos dentro da nossa natureza, devemos nos motivar a fazer aquilo que está além da nossa natureza.

4) Muitas pessoas ficam atoladas na escuridão. Mas há também os que ficam atolados na Luz. Ficamos contentes por estar em um "bom lugar" e não nos esforçamos para seguir em frente. É preciso subir sempre.

5) Estamos nesta vida para crescer constantemente, e nossa meta deve ser deixar este mundo sendo uma pessoa melhor do que a que entrou.

6) Achamos que as metas que definimos são o objetivo, mas o verdadeiro objetivo é o processo e a transformação pela qual passamos.

7) Concentre-se totalmente em ver suas situações negativas como oportunidades positivas. E deixe que pensamentos positivos dominem sua mente.

8) Hoje, pondere suas palavras antes de permitir que elas saiam da sua boca. Cinco segundos de reatividade podem destruir uma amizade de dez anos.

9) Não leve tudo para o lado pessoal. Você não é o centro de tudo que acontece. Quanto mais você conseguir domar sua forma de pensar egocêntrica mais feliz você será.

10) Seja paciente consigo mesmo se você não estiver onde gostaria de estar. Lembre-se: há um processo.

Comece a mudar
Para começar a revolução pessoal, Cecilia Ben David, coordenadora pedagógica do Centro da Cultura Judaica de São Paulo, dá as 4 chaves para a mudança:

1)Emuná (crença) - Você deve acreditar que pode mudar
2)Ratson(vontade) - Você deve extrair forças da sua própria vontade
3)Avodá (trabalho) - Você deve praticar um programa de introspecção
4)Oneg (prazer) - Você deve sentir alegria do sucesso

sábado, 3 de abril de 2010

Páscoa: Tempo de Recomeço

:: Ilda Carvalho ::



Páscoa vem do hebraico Pessach e significa passagem. Era comemorada pelos judeus antigos e ainda hoje é celebrada pelos israelitas comemorando o Êxodo, saída do povo hebreu do Egito durante o reinado de Ramsés II. Da escravidão para a liberdade, um ritual de passagem. Era esta comemoração que Jesus celebrava com seus discípulos na noite de quinta feira Santa antes da crucificação.
O cristianismo deu um novo sentido a esta festa. A passagem seria a de Jesus da morte para a vida na ressurreição.

Essa idéia da renovação da vida já existia muito antes da era cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se da celebração do Pessach (páscoa judaica) outros dos festivais pagãos. Os povos antigos comemoravam no equinócio da primavera (hemisfério norte) mais ou menos vinte de março, marcado pela transição da metade escura para a metade clara do ano, o inicio da primavera, que traz consigo a nova vida. O equinócio festeja a ressurreição da luz com o deus solar aquecendo a terra, a germinação das sementes após a hibernação, o desabrochar da vegetação e a renovação da vida.
Era comemorado por esses povos a morte e o renascimento de vários deuses como: Tammuz na Suméria; Osíris no Egito; Dionísio na Grécia; Odin na Escandinávia.

A atmosfera é de renovação, regeneração, expectativas e esperanças.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, ofertados como presente.
O símbolo do coelho, vem do fato de esse animal ser extremamente fértil e os primeiros a saírem das tocas após um longo inverno de recolhimento, e os ovos, representando o potencial de vida, novo início.

Muito antes da era cristã, há mais de 2 mil anos, os ucranianos já pintavam ovos, isto foi descoberto em escavações arqueológicas onde foram encontrados vestígios do pêssanky, ovos pintados à mão. Ainda hoje os ucranianos fazem as pêssanky para presentear durante o período da páscoa e são considerados talismãs que trazem boa sorte, fertilidade, amor e fortuna para quem os recebe.

Da combinação desses antigos símbolos místicos provavelmente resultou o costume de se presentear com ovos de chocolate trazidos pelo coelho da páscoa.

Dessa forma a Ressurreição de Jesus traz consigo um novo tempo de paz e esperança para toda humanidade.

É portanto uma data propícia a rituais celebrando o renascimento, a passagem da tristeza para a alegria, das trevas para a luz, do egoísmo para o amor.

A renovação é uma riqueza a ser buscada. E sempre é tempo de recomeçar.

Feliz Páscoa!!