terça-feira, 21 de julho de 2009

Motivação passa pela auto-descoberta

::por Alex Possato::

Quando entramos em contato com o conhecimento da neurolingüística, começamos a entender que tudo que identificamos no mundo exterior é originado de uma gravação, de uma sensação, de uma idéia que vem do nosso interior. O homem aprende colocando como se fossem arquivos na mente, através da educação dos pais, dos professores, da igreja, da mídia, da sociedade em geral, e são estas idéias que existem dentro de nós que estabelecem o que achamos ser a realidade. É por isso que existem pessoas que adoram maçã, e outras que odeiam. A maçã é a mesma, mas os arquivos que as duas pessoas possuem em suas respectivas mentes são diferentes.
E a motivação? Que tipo de arquivo está relacionado com motivação?
Vamos por partes... É fácil entender que motivação é um sentimento, uma energia, um impulso, algo completamente sem forma, cor, cheiro. Por isso, com absoluta certeza afirmo que o que motiva uma pessoa, não motiva a outra. Alguns se motivam por namoros, outros por dinheiro, outros por fama, outros em busca da tranqüilidade e outros ainda para ficarem sós!
Tenho um primo que a grande motivação da vida dele, durante muitos anos, foi viajar, de preferência sozinho, pelos diversos cantos do mundo. Mochila nas costas, pouco dinheiro no bolso, lá ia o primo! Ele nunca se importou em ter um grande emprego, em ter objetos materiais, em se formar numa grande universidade, embora tenha conseguido tudo isso depois de ter viajado muito, de uma forma natural e tranqüila. Mas o que dá prazer a ele é... viajar!
Gosto muito desta palavra: prazer! É uma palavra tão saborosa, mas às vezes ela está tão esquecida, quase proibida de ser usada! Porém, é bom lembrar: a motivação e o prazer andam de mãos dadas! Não existe alguém motivado que não tenha prazer pelo que está fazendo. E aí entra o problema: dizem aos filhos para fazerem determinado curso porque "dá um futuro garantido". Futuro garantido? O que é isto? E o prazer? Se faço alguma coisa somente para ganhar dinheiro, não tenho prazer, pelo contrário, fico extremamente ansioso enquanto não ganho dinheiro. Se não tenho prazer, não tenho motivação. Se não tenho motivação e prazer, até quando vou aguentar ficar correndo atrás de dinheiro, antes de me estressar todo e cair doente? Dá para entender?
O dinheiro não deve ser o objeto de desejo. O dinheiro, para que não se torne prejudicial à saúde, deve ser o símbolo do prazer naquilo que fazemos. Aí sim ele vale a pena, e sua saúde estará preservada!
O prazer é incondicional: não é preciso ter conquistado nada, não é necessário preparar-se para ele, não existe a necessidade de outras pessoas. Se algo que você faz lhe dá prazer, pode ter certeza que a motivação também está aí! Mas você pode perguntar: e se não existe prazer em nada do que faço? É uma boa pergunta!

O prazer e a motivação são naturais ao ser humano
Observe uma gaivota voando sobre o mar. Observe suas curvas graciosas, seu vôo rasante nas águas, o baile perfeito das asas... Uma gaivota se diverte, mesmo quando está trabalhando, ou melhor, mesmo quando está em busca da comida ou de um parceiro! Todos os seres vivos realizam suas tarefas sem esforço e com naturalidade. Isto é o comum, e é gerado pela necessidade da perpetuação de cada espécie, conforme Darwin explicou. Fazer as coisas sem esforço e com naturalidade aumenta a resistência do organismo, prolonga a duração das células, afasta doenças e, logicamente, traz mais qualidade de vida. Qualquer animal sabe disso, instintivamente. É fácil concluir que, sendo o homem também um animal que deseja perpetuar sua espécie, seu comportamento é natural e sem esforço. Ou deveria ser. E sendo assim, dá prazer!
Mas por que muitos não têm prazer no que fazem? Por que as coisas parecem extremamente difíceis e exigem um esforço danado?
Bem, é simples: porque o homem está na maioria das vezes buscando o que não é natural. Como foi falado acima, cada pessoa se motiva por coisas diferentes. Somente uma parcela mínima da população irá se motivar por ter um carro novo, um MBA, uma casa própria ou seja lá o que o consumismo diz. A sociedade diz: tem que ir atrás de determinados bens materiais, mas o íntimo da pessoa diz: Não! Isto não me dá prazer! Cria-se um conflito interno: o que existe fora não bate com o desejo de dentro. Assim, a motivação não surge!
Vou repetir mais uma vez: o prazer e a motivação são naturais ao ser humano. E este sentimento de prazer e motivação está guardado no interior de cada um. Não é uma coisa de fora que irá motivar o homem - mas é uma aspiração interior que irá direcionar o homem a buscar algo exteriormente. Por isso, é fundamental saber quem você é! Perceber todas as aspirações, pensamentos, sentimentos e emoções e analisar: isto é meu? Não? É do meu pai, meu avô, meu irmão? Quem colocou isso na minha cabeça? Eu gosto mesmo ou estou fazendo isso porque alguém falou que tenho que fazer?
Em neurolingüística, as perguntas são profundamente mais significativas que as respostas. Quando você pergunta a si mesmo o que está acontecendo em si, e percebe se é bom ou ruim, está possibilitando descobrir caminhos para o prazer e a motivação. Se, pelo contrário, você estiver acostumado a dar respostas prontas, corre o risco de repetir pensamentos e idéias dos outros, que foram colocadas em você ao longo dos anos.
A motivação e o prazer estão atrás de todas as idéias, crenças e emoções que co-existem dentro de nós. Muitas vezes, ao permitirmos buscar o que nos dá prazer, encontraremos um monte de crenças e emoções que não são agradáveis. Por exemplo: se um pai acostumou a dizer para o filho que a vida é dura, o filho, quando adulto, poderá sentir culpa ao passar por situações de prazer, porque inconscientemente ele acha "que a vida é dura"! Por isso a necessidade do auto-conhecimento: esta idéia não era dele, era do pai, mas ficou gravada inconscientemente. Imagine quantas idéias e emoções estão gravadas no seu inconsciente? Um montão! A boa notícia é que elas não são suas, e você pode escolher descartar as que estão incomodando! Descartar, por exemplo, uma idéia do pai, não significa que você estará descartando o pai! Simplesmente estará exercendo o seu papel de escolher aquilo que lhe dá mais satisfação.
Pode ter certeza: ao descobrir o que lhe dá prazer, e permitindo este prazer, a motivação surgirá! O mundo então poderá ser seu, e é possível que você nem queira um carro zero, a casa própria, a faculdade dos sonhos... Estas idéias não foram criadas por você... ou foram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário