quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Saiba como a alegria influencia suas atitudes

::Patricia Gebrim::

Para onde foi sua alegria?
No meu entender, o maior sinal de sanidade que podemos ter é a nossa capacidade de sentir alegria. A alegria é esse sentimento que nos deixa leves, mais próximos da criança que habita em nós, que nos faz ter uma visão positiva do mundo, que nos conecta com as coisas boas que existem ao nosso redor.
Quando estamos alegres somos mais gentis com nosso próprio ser, nos permitimos ouvir músicas de que gostamos, nos permitimos mover o nosso corpo com entusiasmo, tornamos nossa vida mais colorida, temos mais saúde. Mas não é só isso... Quando estamos alegres também somos mais gentis com os outros. Sorrimos mais, temos mais paciência e tolerância, somos mais generosos em nossas atitudes.

Não adianta termos uma vida cheia de coisas que queremos se o preço para obtê-las é a nossa alegria. Porque no final é mais ou menos isso o que acontece. Criamos vidas tão complicadas e atarefadas que acabamos sobrecarregados, e a nossa alegria fica lá, soterrada embaixo disso tudo, sem conseguir espaço para nos fazer sorrir.
Experimente isso:

Saia para passear num dia lindo de sol, sinta a oportunidade de se perceber leve, solto, movido pelo prazer simples de buscar contato com a natureza. Sinta a alegria movendo cada um de seus passos.
Agora tente fazer o mesmo levando com você seu lap top, uma mochila cheia de roupas, as pastas com os contratos que terá que assinar no dia seguinte, o livro de leitura que terá que levar para seu filho mais tarde, as frutas que comprou no supermercado, etc, etc...
Será que vai aproveitar o passeio da mesma forma? Os braços ocupados, as costas arcadas sob todo aquele peso. Sinta isso... Será que você vai conseguir sentir o vento agitando seus cabelos? Vai perceber a forma sutil como as nuvens se dissolvem ao vê-lo passar? Claro que não!
Apesar de o caminho ser exatamente o mesmo, você provavelmente se sentirá irritado, com as costas doendo pelo peso da mochila, a mente apressada, andando à sua frente sem perceber o momento presente. Impossível sentir alegria dessa maneira!
E é exatamente assim que a maioria das pessoas vive suas vidas nas grandes cidades, nos dias de hoje.
O que fazer então? Abandonar tudo? Jogar o lap top de cima da ponte? Fazer uma fogueira com os contratos? Jogar as frutas e fazer greve de fome? Abandonar a família e virar um eremita?
Novamente... CLARO QUE NÃO!
Mas talvez você possa abrir espaços no meio do seu dia para celebrar a alegria. A alegria precisa de leveza, precisa de mãos soltas, livres de tanta carga, precisa de uma mente livre de tantos pensamentos. Precisa de momentos de contemplação.
A vida não pode ser só ação. É preciso espaço para a contemplação. É na contemplação que alimentamos a nossa alma. Não há alegria sem alma.
Se você quer a sua alegria de novo, terá que lutar por ela, abrindo espaço em sua agenda, como uma pessoa perdida na selva precisa abrir caminho até encontrar o rio que pode matar a sua sede.
Entenda que a sua vida não é algo que simplesmente acontece a você, como se você não tivesse nada a ver com isso. Você faz parte da sua vida! Você a cria a partir das escolhas que faz.
Inclua a alegria nas suas escolhas. E entenda que ao recuperar a alegria, todo o resto de sua vida fluirá melhor, com mais leveza e menos nós.
A alegria é a verdadeira “desatadora de nós”, acredite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário