terça-feira, 27 de abril de 2010

Reprograme sua vida! (PNL - Programação Neurolinguística)

::Sue Knight::



Certo dia, um viajante andava por uma estrada, no caminho de uma vila para outra.
Ao caminhar, observou um monge trabalhando na lavoura ao lado da estrada. O monge deu bom dia ao viajante e este o cumprimentou com a cabeça. Em seguida, o viajante virou-se para o monge e disse:
- Desculpe, mas importa-se se eu lhe fizer uma pergunta?
- Claro que não - respondeu o monge.
- Estou indo da vila nas montanhas para a vila no vale e gostaria de saber se você sabe como é a vila no vale.
— Diga-me — disse o monge. — Qual foi a sua experiência na vila nas montanhas?
— Terrível — respondeu o viajante. — Para ser sincero, estou contente de não estar mais lá. As pessoas não são muito amistosas. Quando cheguei, tive uma recepção muito fria. Nunca consegui me sentir parte da vila, por mais que tentasse. Os habitantes eram muito reservados, não são receptivos a gente de fora. Diga-me, o que posso esperar da vila no vale?
- Sinto dizer-lhe — respondeu o monge — mas acho que sua experiência será bastante semelhante lá. O viajante, desanimado, continuou a jornada.
Momentos depois, outro viajante andava pela mesma estrada e também se dirigiu ao
monge.
- Bom dia - saudou o viajante.
- Bom dia - disse o monge.
- Como vai? - perguntou o viajante.
- Bem - respondeu o monge. - Para onde vai?
- Vou para a vila no vale - respondeu o viajante. - Conhece?
— Conheço — replicou o monge. — Mas antes, diga-me — de onde está vindo?
- Venho da vila nas montanhas.
- E gostou de lá?
- Foi uma experiência maravilhosa. Poderia ter ficado, se pudesse, mas tenho que seguir em frente. Senti-me um membro da família da vila nas montanhas. Os idosos deram me conselhos, as crianças riram e brincaram comigo e as pessoas em geral foram muito agradáveis e generosas. Fiquei triste por ter que ir embora. Terei sempre boas lembranças do lugar. E a vila no vale? - perguntou ele novamente.
- Acho que você vai achar a mesma coisa - respondeu o monge. - Tenha um ótimo dia.
- Bom dia e obrigado - o viajante respondeu, sorriu e seguiu sua jornada.

Reprogramando sua experiência

Depois que você experimenta algo, isso se torna uma lembrança. Quando reage a uma lembrança, você está reagindo à forma como armazena essa lembrança na sua mente. Administrar as distinções no seu pensamento lhe dá capacidade de influenciar e modificar a natureza de suas lembranças, permitindo-lhe armazená-las de modo a resultar no sentimento desejado.

Você pode ter certeza de que já usa as distinções em seus padrões de pensamento dessa forma. Toda vez que modifica sua experiência de algo, é quase certo que você tenha "programado sua forma de pensar nisso. Você pode não ter percebido que era isso que você estava fazendo - mas era!

Muitas pessoas adquirem a habilidade de armazenar lembranças que as levam à depressão, raiva ou outros sentimentos negativos. Por que escolhê-las quando você poderia escolher o prazer e a paz? O mesmo se aplica ao futuro. Por que se preocupar ou se frustrar com algo que ainda não aconteceu quando você poderia se sentir confiante e confortável? Você poderia optar por manter parte da preocupação sob a forma de interesse. Na verdade, você escolhe o estado desejado, em vez de ser escolhido por ele.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog, pena que estou fazendo um trabalho e não posso ficar aqui me deliciando de tantos ensinamentos!!!! Mas este texto que li sobre o viajante me fez repensar meus conceitos e o que eu verdadeiramente espero do meu futuro!!! Obrigada!!!!

    ResponderExcluir