sexta-feira, 1 de abril de 2011

Encare seus sonhos

::Evaldo Ribeiro::



Talvez você seja uma pessoa comunicativa, espontânea, motivadora, conselheira, que fale tudo sobre sua vida, sem escolher quem ouve sobre sua intimidade, acreditando que todos ao seu redor torcem por sua felicidade. As pessoas que ainda não desenvolveram essas qualidades recorrem à sua conversa atraente, buscando preencher o vazio que existe dentro delas, ocasionado pela falta de ousadia.

Certamente quem ouve os seus conselhos ganha uma carga energética muito positiva e você, depois de ter passado sua luz para o outro, fica sentindo-se sugado. Proteja-se e selecione melhor as pessoas com quem deva compartilhar suas aventuras bem-sucedidas. Seja cauteloso com o que fala, não cante a sua glória antes da hora. Muitas vezes comemoramos a vitória de um projeto que já estava praticamente concretizado, mas, de repente, as coisas entram em descompasso e acabam encalhando.

Você pode até não acreditar, mas existem pessoas que manipulam e vibram forças contrárias, quando percebem que alguém de seu convívio está saindo do ninho da incapacidade e voando acima do medo de fracassar (sentimento que as mantém paralisadas na frustração); essas pessoas têm muita facilidade para guardar memórias negativas e quando descobrem que estamos em busca de um objetivo, entram no arquivo dramático delas, relembrando e nos contando histórias doloridas e comoventes de outras pessoas que fracassaram em busca semelhante. Com isso, nos envolvem emocionalmente e afirmam que estão nos alertando dos perigos da vida, porque só querem o nosso bem. Mas esse artifício emotivo não passa de um jogo controlador, que apenas visa manter-nos aprisionados ao seu lado, para ter quem as ouça. Só ficam aliviadas quando nos fazem sentir culpados.

É claro que, deixando uma pessoa fragilizada pelo sentimento de inferioridade, essa será facilmente manipulada e aceitará que sua mente seja transformada em lixeira psicológica, para descarrego da culpa e do medo dos outros. Com certeza, você já se deparou com pessoas talentosas, mas que parecem viver o tempo todo com a energia travada, pois nada do que tentam fazer flui com facilidade. Estão sempre entre dois passos para frene e dois passos para trás. Sentem-se frustradas e culpadas até por coisas que não fizeram, e se colocam abaixo dos méritos conquistados, pois rejeitam o reconhecimento. Isso porque essa crença derrotista impregnou o subconsciente, como um monstro íntimo que destrói a integridade e possibilidades.

Se você tiver a oportunidade de ouvir a história de vida dessas pessoas, em pouco tempo perceberá que elas ainda não se libertaram das sombras de seu passado difícil. Prosseguem em uma caminhada de tartaruga contra a própria vontade, tropeçando nas pedras que elas mesmas colocaram em seu caminho. Não percebem que as barreiras que as distanciam daquilo que mais buscam são muralhas mentais criadas pelos resultados negativos de seus fracassos anteriores.

Para quebrar o elo com esses altos e baixos, é preciso que uma nova postura seja adotada em seu jeito de agir e de se comunicar. Portanto, em um ambiente profissional, procure separar as situações de leveza daquelas que exigem mais seriedade e atenção, transmita uma boa impressão. Sinta os momentos antes de brincar com alguém. Cuidado para não se machucar! Demonstre interesse no bem estar das pessoas. E lembre-se: pessoas muito brincalhonas transformam a própria vida em um livro aberto e, por isso mesmo, não são respeitadas por pessoas que conduzem a vida com uma postura mais fechada.

Quem fala demais não transmite segurança e nem responsabilidade em seu comportamento.
Guarde seus sonhos no silêncio e só fale de seus planos, em ocasiões, cujo objetivo seja tratar da concretização deles. E lembre-se: apenas para pessoas que estejam realmente interessadas em apoiar as suas idéias. Agindo com moderação, evitará expectativas e cobranças daquelas que estão abaixo da realização.

Portanto, nunca desista daquilo que seu coração lhe pediu para seguir. Nada é mais certo do que aquilo que sentimos. Qualquer luta contra o que vem de dentro de você é em vão, pois quem sempre vence é o sentimento. Por isso diga logo “sim” ao que sente e desça do muro, antes que ele caia e leve seus sonhos para baixo dos escombros.

Assuma o comando de sua vida e se perdoe pelos passos errados que deu. Você não é mais culpado por nada que já foi e, se ninguém pode apagar o passado, então se liberte do pêso da consciência e recomece do zero, sem olhar para trás.

Acredite: você nasceu predestinado a ser um vencedor e, apesar das situações estarem levando seus sonhos, não tema, pois não está sozinho em sua caminhada. Há, sim, um lugar reservado no pódio, que só poderá ser ocupado por você, quando ultrapassar seus desafios. Esse lugar jamais será ocupado por outra pessoa.

Um comentário:

  1. Perfeito, sinceramente parece que foi escrito para mim, estou sempre sorrindo, brincando e falando, conto tudo o que fiz, e pretendo fazer para quem acho que merece confiança, mas não costumo desconfiar das pessoas com quem falo, rsss então isso é quase todo mundo,gostei do post, vou procurar segui-lo, obrigado!

    ResponderExcluir