sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A Lei da Expectativa

::Claudia Signoretti::





Voce já ouviu falar em lei da expectativa? Bem, esta lei diz que tudo o que você espera, com confiança, torna-se sua profecia auto-realizável, ou seja, o que e quanto você espera para si é aonde você vai levar a si próprio a realizar. Afinal sempre buscamos responder as expectativas que os outros têm de nós ou a expectativa que geramos de nós mesmo.

Sendo assim na lei da expectativa podemos dizer que há quatro fontes que tem impacto em nossas vidas, sendo a primeira fonte nossos pais. Quantos de nós não buscamos superar as expectativas que nossos pais colocaram em nós? Sejam elas boas ou ruins. Aquele pai que sempre incentiva seu filho a ser estudioso, a ter amigos, a ter uma vida social saudável gera boas expectativas em seu filho e este tenta responder sendo uma pessoa estudiosa, sociável e responsável. Já o pai que fala que o filho “nasceu burro mesmo”, “que esse não vai ser nada na vida” gera uma expectativa de derrotado em seu filho e este responderá sendo um derrotado. Mesmo que boas oportunidades surjam, ele inconscientemente irá boicotar tais oportunidades, afinal ele busca responder a expectativa de seu pai, que foi que ele não serve para nada. Quais as expectativas que seu pai gerou em você? Quais as expectativas que você está gerando em seus filhos?

A segunda fonte é a expectativa de seus superiores, podendo ser desde cedo os professores indo até os chefes. Você se lembra de algum professor que era muito rigoroso, se achava o ser mais inteligente do planeta, que gostava de tirar sarro de seus alunos e falava que eles nunca iam crescer na vida? A maioria da sala tirava notas baixas com ele. Já o outro professor mais alto-astral que incentivava seus alunos, tinha paciência de repetir várias vezes para que seus alunos aprendessem a matérias e que a sala toda tirava notas boas com ele? Os alunos eram os mesmos, o que mudavam eram as notas e claro o professor! O porquê isso ocorre? Simples, o primeiro professor tinha expectativa de alunos derrotados o outro tinha expectativas de alunos que podiam aprender e ir bem na escola. Porque alguns tiravam notas ruins e outros não? Pois a grande maioria respondia as expectativas do professor, outros respondiam a própria expectativa de provarem seu valor o que implica a expectativa geradas por seus pais, o de bom aluno.

A terceira fonte da lei da expectativa é a expectativa que você tem de seus filhos, seu cônjuge, empregados ou equipe de trabalho. Quanto mais importante você for na vida dessas pessoas mais impacto você terá sobre elas e maior será o desempenho que você buscará de si mesmo para suprir as expectativas que estas pessoas geram em você. Podemos perceber vários casais que estão em constantes conflitos ao qual a mulher fala: “ele não me entende”. “ele é relaxado”, “ele é estúpido” e os homens dizem “ela gasta demais”, “ela não quer trabalhar”, “não sabe cuidar dos filhos”, “fala o tempo todo”. Pois é, olha as expectativas que você está gerando em seu cônjuge, será que criticando, gerando expectativas ruins algo pode mudar para melhor?
Quanto às equipes de trabalho, caso você que as coordene, tem superiores que dizem “se eu sair daqui ninguém faz nada”, “tudo sobra para mim, todo mundo aqui é incompetente”, “essa gente para aprender é só abrindo a cabeça o jogando coisa dentro”, pois bem, novamente as más expectativas.

E a quarta e ultima fonte são as expectativas que você tem de si mesmo. Se você analisar o contexto acima, assim como você pode influenciar outras pessoas de acordo com as expectativas que você gerou nelas (lembre-se que quanto maior a importância você tem pra essas pessoas mais elas aderem as suas expectativas) você também mesmo sendo expectativa de outras pessoas (pais, cônjuges, chefes) você também pode gerar a sua própria expectativa.

Afinal você é o comandante de sua vida. Não capte as más expectativas que foram geradas para sua pessoa, forme suas próprias e boas expectativas. Se alguma pedra aparecer no caminho, alguma dificuldade pense “tudo vem para o bem”, “tudo tem seu lado bom”, se o caminho parece estar obscuro pense “tudo no final dá certo” ou “se ainda não deu certo não chegou ao fim”. Isto ajudará você a continuar seu percurso mantendo boas e otimistas expectativas. Fácil? Depende, quem já vem exercitando pode ser, quem nunca tentou parece impossível. Mas daí voltamos, se lhe parece impossível será que não está no momento de mudar suas expectativas em relação a si próprio?

Somente nós podemos mudar a nós mesmos, somente nós temos este poder, afinal a única coisa que podemos controlar é a nossa própria vida. Desta forma devemos controlá-la de uma maneira a nos melhorar como pessoas para que possamos atingir uma vida feliz e plena. Aonde você chegou até agora? Essa é a sua expectativa? Onde você deseja chegar?



- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário