segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Você se sente uma pessoa receptiva?


 Estamos chegando ao final de um ciclo! 


Isso me faz pensar em inícios, recomeços…e tenho certeza que todos nós pensamos em mudanças e transformações.


Acredito que algo muito importante para que essas transformações aconteçam, é desenvolvermos uma qualidade que nos torna aptos a receber as dádivas que a vida quiser nos enviar, a chamada Receptividade.


Já pensou quanto do nosso tempo passamos reclamando por aquilo que falta ou que julgamos não estar recebendo?


Receptividade possui um sentido muito amplo e profundo. Requer que nos libertemos de todas as crenças, amarras, medos, resistências, ilusões e pré-julgamentos, e que nos mantenhamos abertos de fato, ao novo, ao inesperado, ao inusitado.


E por isso escrevo sobre a receptividade hoje! Começar um novo ciclo exige de nós que estejamos verdadeiramente abertos e receptivos àquilo que buscamos.


Saber receber é algo tão importante quanto possuir a capacidade de doar-se. Muitos se doam sem reservas, mas possuem uma incapacidade de receber, por considerarem-se pouco merecedores de atenção e cuidado.


Há ainda os que preferem doar-se infinitamente para, desse modo, garantir o afeto e a permanência do outro ao seu lado, ainda que este se mostre egoísta e incapaz de retribuir o amor que recebe.


Minha proposta hoje é tentar nos mantermos receptivos. 


Acredito que dessa forma estaremos ampliando as possibilidades de alcançar o que tanto buscamos. 


A vida sempre premia generosamente aqueles que se abrem sem qualquer reserva para receber suas dádivas.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Como esta a sua respiração?



Tenho certeza que você sabe que é o oxigênio que fornece a energia que necessitamos para movimentar o nosso corpo. (E movimento é vida!)

Uma pessoa com má respiração fica com o corpo tenso, com pouca flexibilidade.

Além disso, respirar mal ou prender a respiração em situações percebidas estressantes, provoca ansiedade, irritabilidade e aumenta o medo.

Mas porque tantas pessoas sentem dificuldade de respirar profundamente?

A resposta é que a respiração cria sensações, e algumas delas temos medo de sentir: Tristeza, Raiva, Prazer...

Exercícios respiratórios simples ajudam muito pouco a superar os problemas associados a uma respiração perturbada e deficiente.

As tensões musculares e os conflitos psicológicos que impedem uma respiração profunda não são atingidos por esses exercícios.

Fernanda, mas então o que ajuda?

Primeiro precisamos tentar nos conscientizar da tendência comum de prender o ar quando estamos estressados e, em segundo lugar, quando perceber que está segurando a respiração, tentar fazer um esforço para aprofundá-la ao máximo.

Esse é um dos trabalhos que fazemos na Psicoterapia Corporal. Ajudar você a perceber sua respiração e liberá-la, para que sinta o corpo vivo, cheio de flexibilidade e movimento.

 


 

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Seu pescoço me fala sobre a sua saúde emocional




Você sabia que nosso desenvolvimento neuromuscular acontece do cérebro em direção ao quadril, seguindo a coluna vertebral? 

E que nossa primeira vitória, enquanto bebês, em direção à autonomia é a capacidade de erguer a cabeça? 

Na psicoterapia corporal entendemos que, enquanto bebês precisamos de um colo seguro, onde podemos relaxar a cabeça, sentir confiança. Se isso falta, precisamos fazer um esforço prematuro de segurar a cabeça e com isso enrijecemos o pescoço. 

Agora, sabendo a importância do pescoço para a sua saúde emocional (segurança, confiança…), me diga: como você está sentindo o seu pescoço nesse  momento? 

Eu posso te ajudar!