domingo, 9 de janeiro de 2011

Tempo dos Resilientes

::Maurício Figueiredo::



Mais do que ser competente, eficiente e eficaz, antever os problemas e ser proativo, hoje o diferencial do profissional é ser resiliente. Veja a razão e aprenda como desenvolver esta característica na vida pessoal e profissional

Quase sempre me pego entre os encantos e devaneios do mundo de hoje, porém, nem sempre chego a uma conclusão. Ainda assim, tenho a convicção da grande dificuldade que o ser humano contemporâneo tem em lidar com suas frustrações.

Como sempre digo, pensar os problemas e as dificuldades tem sido uma tarefa fácil aos pensadores. No entanto, acredito na busca das soluções por meio da resiliência – uma difícil estratégia de equilíbrio.

A resiliência é um termo advindo da física e traz em sua essência a ideia de que uma estrutura elástica tem a capacidade de ser deformada ou esticada, voltando sempre a sua forma original. Para nós psicólogos, esta é a grande habilidade que o ser humano deve ter para administração de situações de conflitos e crises nos dias de hoje.

Alguém resiliente é capaz de passar por grandes momentos de dificuldade, tais como: traumas, situações estressantes, conflitos e crises dos mais diferentes tipos. O resiliente consegue sair destas situações positivamente transformado, como se tivesse atravessado o “inferno” e retornado de lá melhor estruturado.

É impressionante a quantidade de situações frustrantes e de conflitos que conseguimos administrar. Ser competente, eficiente e eficaz, antever os problemas e ser proativo são apenas algumas das características que, atualmente, são fundamentais para que sejamos bons profissionais. Mas, o que realmente tem sido um diferencial é a capacidade de resiliência que uma pessoa pode ter.

Mas talvez a complexidade em ser resiliente esteja nos elementos que a estruturam, muito mais do que na ação em si. Uma das principais características do resiliente é quanto a sua auto-estima, a qual não privilegia suas capacidades, mas a compreensão de suas limitações, fazendo com que exista um equilíbrio das forças, aliado a satisfação de suas próprias cobranças pessoais.

O desequilíbrio entre auto-estima e cobrança pessoal pode ser o grande desencadeador de conflitos, ou em alguns casos, até de patologias do psiquismo. Possivelmente a melhor estratégia para alcançar este equilíbrio seja a busca pela flexibilidade, não frente aos comportamentos do outro, mas sim a sua própria forma de agir no mundo.

Compreendendo isto como um fato, o passo seguinte é estabelecer relações humanas mais favoráveis, onde o dar e receber se torne natural e não apenas uma obrigação social ou mesmo uma estratégia formalizada. Ao entendermos que lidamos com pessoas e não com processos ou procedimentos, internalizamos outras possibilidades, as quais nos dão acesso a uma maior gama de ações na solução dos conflitos.

Buscar um pensamento independente é a próxima instância após percebermos a ampliação do universo no qual estamos inseridos. Ao pensarmos em um contexto profissional, a quantidade de variáveis que surgirão ao adequarmos nossas relações humanas nos criará novos papéis e possibilidades, que se não nos permitirmos pensar, toda ação irá por terra. Confira abaixo algumas dicas para se manter resiliente:

Mantenha a mente aberta.
Não se esqueça de manter o bom humor, pois este ingrediente é o diferencial dos vencedores. Quem alimenta o ódio e o rancor, além de não alcançar seus objetivos, corre o risco de adoecer precocemente.

Busque perceber o tempo todo seus próprios sentimentos, pois desta maneira não será pego de surpresa por momentos incontroláveis. Aproveite e esteja atendo aos sentimentos das pessoas a sua volta, pois esta poderá ser sua “arma secreta” para evitar conflitos.

Mantenha-se sempre compromissado com a vida, vivendo plenamente seus planos e objetivos, podendo ressignificá-los a qualquer tempo, ou seja, refazer seus projetos.

Por fim acredito em três princípios básicos para a vida, os quais também servem aos resilientes:

Priorize-se – você em 1º lugar pode fazer bem ao mundo todo!

Recomece sempre – você sempre pode reescrever a sua própria história.

Nunca desista – sempre há uma saída.




Pessoas resilientes: são aquelas capazes de suportarem crises e transformá-las em oportunidades. O conceito de resiliência “é a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica”.

4 comentários:

  1. Fernanda
    Que bom um artigo como esse sobre ser resiliente.
    Acredita: Somente tomei contato com esse tema a partir de minha doença, no processo terapeutico para eu sobreviver.
    Desde então, e você tem acompanhado e participado desse meu caminhar estou buscando reescrever minha história.
    Um grande abraço fraterno da
    Lúcia Helena
    "QUE NOSSA VIDA NÃO SEJA EM VÃO"

    ResponderExcluir
  2. Lúcia,

    Algumas pessoas nascem com essas características desenvolvidas... a maioria de nós aprende a desenvolvê-las ao longo da própria jornada! Acredito que você, pelos obstáculos que recentemente enfrentou, está a um passo de ser resiliente.
    Adimiro você, sua coragem de enfrentar tudo o que enfrentou e o que ainda enfrenta sempre com esse sorriso no rosto! Parabéns e obrigada por permitir que eu compartilhe com você o seu crescimento.
    Um grande abraço,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda!!!

    Esse artigo sobre ser resiliente enriquece nossa experiência na Constelação Familiar! Muito Bom!!!

    Um abraço,
    Elfrida

    ResponderExcluir
  4. Oi Elfrida,

    É verdade... através das Constelações Familiares começamos aprender a desenvolver a resiliencia!
    Agradeço a visita e volte sempre aqui no Blog!

    Abraço,
    Fernanda

    ResponderExcluir