quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ansiedade demais pode pôr tudo a perder!

:: Rosana Braga ::

Não existe felicidade sem nenhuma ansiedade. A ansiedade é fundamental para nos despertar o desejo de fazer, de conquistar, de conseguir, de seguir adiante, apesar de todas as dificuldades que possam surgir.

Portanto, ainda que a ansiedade venha sendo considerada – inadvertidamente – um sinal de desequilíbrio, há que se averiguar, antes, a intensidade do sentimento. Uma pessoa sem nenhum grau de ansiedade torna-se dona de uma apatia indesejada.

Há que se querer algo, que se desejar alguma coisa para que a vida ganhe sentido. Este é o papel da ansiedade: ânsia, espera, desejo. Sentimento que motiva a busca de cada um e que, por isso, possibilita-nos chegar onde queremos.

E não estou falando de desejos mirabolantes, de esperas milagrosas, de ânsias que beirem o impossível. Pode ser bastante gratificante aprender a desejar exatamente aquilo que está muito próximo do que já se tem.

A questão é que muitas pessoas acreditam que precisam desejar algo grande demais ou que esteja longe demais para somente então valer a pena. Nem sempre! Muitas vezes, aprender a desfrutar aquilo que está bem do nosso lado é um ganho incomparável.

Sempre que estiver em um dos extremos, você estará fora da realidade.
Buda

Esta sábia frase de Buda, sobre a qual ele edificou todo o seu precioso ensinamento, mostra justamente que, se você não sentir ânsia alguma ou, por outro lado, sentir ânsia demais, algo estará seguramente errado!

Do mesmo modo que defendi a necessidade de alguma ansiedade, desejo advertir sobre o excesso deste sentimento, assim como o de qualquer outro.

Fome demais nos rouba a capacidade de escolher os alimentos por sua qualidade ou seu sabor, assim como ansiedade demais nos priva de avaliar as circunstâncias com a atenção e o cuidado que poderiam nos salvar de perigosos enganos.

Então, a questão é: como lidar com este sentimento que, vezes ou outras, nos invade com tal intensidade que chega a causar grandes desastres?

Como agir quando a ansiedade parece ocupar todo o espaço dentro da gente? O que fazer e no que pensar quando este sentimento direciona todos os nossos pensamentos e todos os nossos desejos para uma única direção?!?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade já se tornou um transtorno para mais de 10 milhões de pessoas, somente no Brasil. Portanto, embora nem sempre este sentimento seja doentio, é certo que algo precisa ser feito para que não se chegue a este ponto. O primeiro passo precisa ser dado!

Como? Tornando-se consciente! Você não pode ajudar uma pessoa desesperada se entrar no desespero dela. Você precisa segurá-la em seus braços e olhar para ela. Olho no olho, precisa trazê-la de volta para a realidade e ela retomará a verdadeira dimensão dos fatos.

Lidar com a ansiedade excessiva é como lidar com uma pessoa desesperada. Ou seja, de nada adiantará você tentar brigar contra um desejo que insiste em tomar conta de você, pois ele só aumentará e se tornará cada vez mais forte e difícil de ser administrado.

Se você se mantiver ansioso demais, muito provavelmente fará escolhas sem parâmetros reais. Portanto, é preciso parar de brigar com o pensamento que te incomoda e concentrar-se no exercício de administrá-lo. O intuito é resgatar os níveis saudáveis de ansiedade para que nenhuma atitude seja tomada sem equilíbrio. Compreender por que é que você está se tornando refém de um sentimento é, certamente, um ótimo começo para que você consiga elaborá-lo.

E lembre-se: qualquer exercício serve para nos tornar melhores quanto mais o praticamos. Não desista e terminará se tornando perito em reencontrar seu ponto de equilíbrio, evitando grandes e desastrosas bobagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário