sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

3. Homem e Mulher

::Bert Hellinger::




Infelizmente, como dizem algumas mulheres, o homem é diferente das mulheres.

Infelizmente, como dizem alguns homens, a mulher é diferente dos homens.

Homens e mulheres se distinguem em todos os sentidos. Por serem tão diferentes, falta-lhes algo que o outro tem ou é. O que falta ao homem é a mulher e, à mulher, é o homem. Os dois então necessitam reconhecer que são incompletos: o homem é incompleto e a mulher é incompleta. Eles se tornam completos através da relação de casal, ao reconhecerem que o outro, apesar de diferente, possui o mesmo valor e está à mesma altura. Isso significa que na relação de casal o homem e a mulher desistem da idéia de ser um melhor que o outro. Nesse momento os dois se tornam humildes, reconhecendo os seus limites. À medida que reconhecem mutuamente os seus limites, podem se unir a uma totalidade maior. Então vivenciam a relação de casal como algo preenchido e completo.

Quando o homem acredita que, no fundo, a mulher deveria tornar-se igual a ele, e a mulher acredita que, no fundo, o homem deveria tornar-se igual a ela, a realização lhes é negada. Quando um homem acha que agora encontrou a mulher certa e uma mulher acha que agora encontrou o homem certo, o que realmente acreditam ter encontrado? Algo parecido com eles. Dessa forma não podem alcançar a mesma plenitude alcançada por aqueles que precisam se admirar: “Realmente o outro é completamente diferente!” e, então, submetem-se e se expõem a isso.

Dizem que as diferenças entre os homens são mínimas e entre as mulheres também. O essencial é igual em todas as mulheres e em todos os homens. Concordando com isso nos tornamos mais capazes para uma relação de casal plena do que quando procuramos por semelhanças. Isso envolve simultaneamente uma renúncia, mas através dessa renúncia também crescemos. Essa foi a primeira parte, o lado mais simples da relação de casal, por assim dizer.


Atenção para a próxima postagem 08/02/2011 - Texto: A familia do Homem e a familia da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário